Pages - Menu

quarta-feira, 20 de março de 2013

5 coisas que acontecem quando morremos

Você vai entender o processo que faz com que o corpo endureça, fique branco e tenha mal cheiro.




Até hoje ninguém conseguiu provar o que acontece após a morte: existe realmente alguma continuação para a alma ou nossa existência se resume ao planeta Terra? Provavelmente, essa é uma certeza que só teremos depois de morrermos, mas podemos, ao menos, saber o que acontecerá com nossos corpos assim que o coração parar de bater.

Suas células se abrem

O processo de decomposição do corpo começa alguns minutos depois da morte. Quando o coração para, nós experimentamos o algor mortis ou o frio da morte, quando a temperatura do corpo esfria em uma média de 1,5 ºC por hora, até atingir a temperatura ambiente. Quase imediatamente, o sangue se torna mais ácido com o acumulo do dióxido de carbono. Isso é o que faz com que as células comecem a se dividir, esvaziando as enzimas dos tecidos.

Você fica branco – e roxo

A gravidade deixa as primeiras marcas instantes depois da morte. Enquanto o corpo todo fica pálido, células vermelhas do sangue passam para as partes do corpo que estão mais próximas do solo, já que a circulação foi interrompida.
O resultado disso são manchas roxas nas partes mais baixas, algo que é conhecido como livor mortis. Juntamente com a temperatura do corpo, essas marcas ajudam os legistas a identificar o tempo e a posição do corpo no momento da morte.

O cálcio endurece seus músculos

Você já deve ter ouvido falar que um corpo morto se torna duro e difícil de se mover. O nome disso também vem do latim: o rigor mortis aparece cerca de três horas depois da morte, atinge seu pico 12 horas depois e se dissipa depois de 48 horas.
Isso acontece pois existem bombas nas membranas das células musculares que regulam o cálcio no corpo. Quando as bombas param de funcionar, inundações de cálcio fazem com que os músculos se contraiam e endureçam.

Seus órgãos vão se digerir

Depois do rigor mortis, vem a putrefação dos órgãos. Essa fase geralmente é retardada pelo embalsamamento, mas é algo de que não se pode fugir. As enzimas do pâncreas fazem com que o órgão comece a se digerir.
Micróbios vão se juntar a essas enzimas, deixando o corpo todo verde a partir do ventre. Segundo Caroline Williams, da NewScientist, "os principais beneficiários são as 100 trilhões de bactérias que passaram suas vidas vivendo em harmonia conosco em nossas entranhas." Conforme as bactérias vão tomando conta do corpo, ele libera putrescina e cadaverina, que são os compostos responsáveis pelo mal cheiro do corpo humano após a morte.

Você pode ficar coberto de cera

Depois da putrefação, o processo para transformar o corpo em esqueleto é geralmente rápida. No entanto, alguns órgãos tomam um rumo no mínimo interessante. Se o corpo entrar em contato com o solo ou a água fria, ele pode desenvolver adipocera, um material ceroso formado por alterações químicas que ocorrem com a destruição de tecidos pelas bactérias.
A adipocera funciona como um tipo de conservante natural dos órgãos internos. Em alguns casos, isso pode confundir investigadores sobre o tempo de morte real. Em um caso recente, um corpo coberto de adipocera foi encontrado em uma baía na Suíça. O cadáver, com cerca de 300 anos, ainda trazia a substância em volta do tronco.
O certo é que todos morreremos um dia. Se você for cremado, uma parte dessas etapas será perdida, mas o fato é que de alguma forma “terminaremos”, seja como pó, esqueleto ou um esqueleto de cera.

10 tecnologias que saíram da ficção e se tornaram realidade em 2012

Confira alguns dos avanços e das descobertas que ocorreram durante o ano.


(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)
O ano de 2012 foi palco de inúmeras descobertas, eventos e avanços na área da robótica, medicina, física, engenharia etc., os quais surpreenderam o mundo e deixaram de fazer parte da ficção científica para se tornar realidade. Assim, decidimos reunir 10 dessas novidades em um único lugar, como você pode conferir logo abaixo:

Bóson de Higgs

(Fonte da imagem: Reprodução/CERN)
Depois de anos de especulações e muito trabalho, em julho deste ano um grupo de pesquisadores da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear — ou CERN — conseguiu detectar a presença de uma partícula que, muito provavelmente, é o famoso Bóson de Higgs. A existência dessa partícula confirma que o modelo-padrãoda física de partículas, até onde se sabe, está correto.

Primeira acoplagem espacial privada

(Fonte da imagem: Reprodução/SpaceX)
Em maio deste ano, a SpaceX mudou a história da exploração espacial ao se tornar a primeira companhia privada a enviar uma cápsula espacial à Estação Espacial Internacional. A acoplagem histórica foi acompanhada através de um vídeo em streaming por internautas de todo o mundo.

Exoesqueletos robóticos

(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)
Muitos dos dispositivos desenvolvidos pela NASA acabam saindo dos laboratórios da agência espacial e ganhando espaço entre os terráqueos. Um exemplo disso são os exoesqueletos robóticos X1, que além de ajudarem os astronautas a se exercitar em ambientes de gravidade zero, também poderão auxiliar pessoas com dificuldades de locomoção.

Membros robóticos controlados pela mente

(Fonte da imagem: Reprodução/BBC)
Quem diria que um dia poderia ser possível implantar microeletrodos no cérebro capazes de transmitir comandos a membros robóticos? Um grupo de cientistas da Universidade de Pittsburgh conseguiu que uma paciente tetraplégica reproduzisse os mesmos movimentos executados por uma pessoa sem paralisia, utilizando comandos enviados pelo cérebro a um braço robótico.

Robô capaz de superar obstáculos

Eis aqui um avanço um tanto quanto assustador. O pessoal da DARPA — agência norte-americana de defesa e pesquisas — desenvolveu um robô capaz de desviar de obstáculos e até executar saltos a partir de decisões tomadas pelo próprio ciborgue. Tomara que o robô não decida um dia dominar o mundo ou algo parecido.

Seda mais resistente do que o aço

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia)
No início deste ano, pesquisadores norte-americanos anunciaram a criação delagartas transgênicas capazes de produzir um tipo de seda superpoderosa com as mesmas proteínas das teias de aranha. O novo material abre novas possibilidades para o desenvolvimento de novos equipamentos e dispositivos na área militar, médica e têxtil.

Cientistas encontram forma de hackear o cérebro humano



(Fonte da imagem: Reprodução/Emotiv )
Um grupo de pesquisadores conseguiu descobrir informações como datas de nascimento, códigos PIN, endereços e até os números de cartões de crédito através de experimentos realizados com um aparelho de eletroencefalografia. Os testes serviram para demonstrar os perigos relacionados aos dispositivos capazes de ler as ondas cerebrais, que podem ser usados para promover uma maior acessibilidade a computadores ou executar comandos em jogos.

Capa de invisibilidade

(Fonte da imagem: Reprodução/NTDTV)
Faz tempo que cientistas de todo o mundo tentam desenvolver uma capa de invisibilidade, e em novembro deste ano um grupo de pesquisadores norte-americanos conseguiu, pela primeira vez, tornar um objeto totalmente invisíveldurante um experimento com micro-ondas.

Nave da NASA deixa o Sistema Solar

(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)
Depois de 35 anos em missão espacial, a Voyager 1, da NASA, deixa o nosso Sistema Solar e parte com destino ao espaço interestelar. A nave se transformou no primeiro objeto construído pelo homem a viajar tão longe — 18 bilhões de quilômetros — da Terra.

Telas flexíveis

(Fonte da imagem: Reprodução/übergizmo)
Embora não seja necessariamente uma tecnologia desenvolvida este ano, só foi recentemente que pudemos vislumbrar alguns dos usos e produtos que contarão com displays flexíveis. Os primeiros dispositivos com essas telas que provavelmente serão lançados no mercado são os smartphones, apesar de muita gente acreditar que, no futuro, todas as superfícies possam se transformar em displays.

Beleza no abandono: confira incríveis estruturas em ruínas




É difícil imaginar que locais em ruínas e totalmente abandonados possam parecer de alguma forma belos. No entanto, basta dar uma olhada nas imagens que o italianoFrancesco Mugnai “garimpou” pela internet para perceber que existe beleza no abandono, e que tudo depende da forma como contemplamos o mundo.
O pessoal do site Fast Company publicou uma bela galeria com algumas dessas fotografias postadas por Mugnai em seu blog e, entre diversos edifícios em ruínas, estradas esquecidas, barcos naufragados e outras estruturas deixadas à própria sorte, convidamos você para fazer um tour e visitar alguns dos lugares abandonados mais interessantes do mundo:

Teatro solitário

Fonte da imagem: Reprodução/Fast Company

Iate na Antártida

Fonte da imagem: Reprodução/Fast Company

Moinho em Sorrento

Fonte da imagem: Reprodução/Fast Company

Cristo submerso

Fonte da imagem: Reprodução/Fast Company

Casarão abandonado

Fonte da imagem: Reprodução/Fast Company

Parque de diversões

Fonte da imagem: Reprodução/Fast Company

Túnel

Fonte da imagem: Reprodução/Fast Company

Ruinas e fé

Fonte da imagem: Reprodução/Fast Company

Bombardeio?

Fonte da imagem: Reprodução/Fast Company

Recuperar Senha do Facebook


Facebook  é a maior e mais popular rede social do mundo, já imaginou em algum momento perder a senha do seu? É isso acontece algumas vezes. Todos os dias pessoas ficam desesperadas por que perderam alguma senha, seja ela da sua conta, ou do seu Facebook.

Aprenda a recuperar sua senha do Facebook

1º passo:

Acesse o site do Facebook.

2º passo:

Agora clique em cima de "Esqueceu sua senha?". Como mostra na imagem abaixo:

4º passo:

Logo aparecerá uma janela confirmando o usuário que está cadastrado neste e-mail, se realmente for o seu perfil clique em prosseguir.

5º passo:

Agora irá aparecer uma janela para você confirmar e enviar o código necessário para alterar a senha para seu e-mail. Não demora 10 segundos depois que você clica em "Envie códigos e verifique o hotmail". Como mostra na imagem abaixo:

6º passo:

Ao receber o e-mail que você solicitou, procure pelo código que foi enviado. Pegue este código e coloque na parte onde tem "Código para redefinição de senha", em seguida aperte o botão"Enviar Código". Como mostra na imagem abaixo:

7º passo:

Pronto, agora basta colocar a nova senha e confirmar, em seguida clique no botão "Mudar senha". Como mostra na imagem abaixo:
Agora você já pode voltar a acessar o Facebook com sua nova senha.